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O Que é um Hábito?

Artifício que o encéfalo (Sistema nervoso central, aquele que comanda sua tomada de decisão) utiliza para automatizar tarefas que serão realizadas com frequência, com objetivo de diminuir seu gasto de energia e guarda-la para tarefas mais complexas. 

Como funciona um Hábito?

1 –Todo hábito surge com uma Deixa à algo que da o START, como exemplo:  

   – Insatisfação com o corpo (Visual, auto estima baixa, comentários de pessoas);

   – Problemas de saúde relacionados ao ganho de peso (Diabetes Melitus, Hipertensão Arterial)

   – Diminuição do rendimento físico para atividades de vida diária (subir escadas) ou até mesmo para esportes que já pratica; 

   – Ou até mesmo buscando dar bons exemplos aos filhos.

2 – Seguido da Rotina- como você executa aquele hábito, colocar em prática no dia a dia.

3 – E por fim o individuo recebe a Recompensa , aquilo que ele tanto almejava

5 Dicas  para facilitar hábitos alimentares saudáveis e exercícios físicos? 

1 – RESERVE HORÁRIOS EM SUA AGENDA PARA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS- Este horário deve ser SAGRADO; (Da mesma maneira que lava o cabelo, faz unhas, escova os dentes, deverá reservar um tempo para prática de exercícios);

2 – FACILITE SUA VIDA- Separe sua roupa de treino um dia antes, caso precise levar em mochila, já deixe-a organizada e dentro do carro;

3 – SEM DESCULPAS- Não deixe os exercícios para o final do dia, provavelmente estará cansado(a) e esta será uma ótima desculpa;

4 – ORGANIZAÇÃO É TUDO- Para evitar erros alimentares, nos finais de semana ou em seu tempo livre, separe porções, congele-as para facilitar seu dia a dia, deixe os legumes picados e folhas lavadas; 

5 – SEJA PRECAVIDO (a)-Tenha sempre um lanchinho rápido de baixa composição de carboidratos, como castanhas e amêndoas, para momentos de fome enlouquecedora. 

 – FOME OU APETITE? – Sempre que for sentar para comer, pense nesta pergunta. Se você tiver fome de alguma coisa específica – NÃO É FOME – pois quando temos fome não escolhemos o que comer, comemos o que tiver disponível. ÓTIMO EXEMPLO:  “Nossa estou morrendo de fome, estou doida para comer um pedaço de bolo ”= APETITE. 

Como conseguir as sonhadas recompensas?

Um plano de treinamento que demora 3 meses para dar resultado é muito DESESTIMULANTE. Por isso invista em treinamentos que tragam resultados já no primeiro mês de prática. 

Ver resultados imediatos faz com que você permaneça motivado, ver suas roupas frouxas, a balança baixar, os comentários de pessoas, é uma MARAVILHOSA RECOMPENSA.

E quem sabe enfim poder dizer que o exercício e uma boa alimentação virou hábito em sua vida.

Quer uma ótima dica de livro sobre este assunto, Leia O poder do Hábito de Charles Duhigg

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