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Mulheres Sobrecarregadas

Muitas pessoas, principalmente mulheres, se anulam durante alguma fase da vida, fazendo mais pelos outros do que a si mesmas. Isso é louvável, mas visto o numero de mães, tias, avós que passam pela nossa equipe esgotadas e sem tempo para o auto cuidado me surge rotineiramente a pergunta. Como prosseguirá no cuidado com o outro se você esta adoecido?
Qual a dificuldade de olhar pra si com tanto carinho como olha para o outro? Porque não dar a oportunidade de se reencontrar ou reinventar?Acredite que você é a chave que pode abrir as portas para um caminho novo e o MCT É UM FACILITADOR para a abertura destas portas.

Sobrecarregada (o) com os afazeres de família ou do trabalho?
Entenda de forma breve por que o ESTRESSE e o acúmulo de GORDURA estão intimamente relacionados.
Em momentos de estresse ou fuga nosso cérebro envia estímulos para a glândula adrenal, localizada logo acima dos rins para aumentar a produção adrenalina e cortisol para que possamos utilizar glicose e gordura de maneira rápida e gerar energia imediata, afinal estamos em perigo.
Passado o evento estressor a adrenalina se dissipa mas o cortisol permanece elevado com objetivo de reequilibar o organismo, aumentando apetite, tentando repor a energia gasta, e com isso ocorre uma maior secreção de insulina, que esta intimamente relacionada ao acumulo de gordura e gordura viceral.
A exposição frequente a eventos estressores faz com que o cortisol não retorne ao seus valores de normalidade, fazendo com que você tenha um apetite maior o tempo todo, tendo o comportamento de busca por alimentos ricos em glicose (pão, chocolate) provocando uma liberação de insulina excessiva que, quando não utilizada imediatamente, estoca energia em forma de gordura. Explicado então o porque pessoas estressadas ou depressivas tem maior chances de ter sobrepeso e obesidade.

5 dicas para te ajudar minimizar o estresse rotineiro:
1- Treinamento físico de moderada e baixa intensidade- exercícios de alta intensidade apresentam relação com aumento de cortisol e não é o que precisamos neste momento. Opte por atividades que lhe tragam prazer.
2- Alimentos ricos em triptofano contribuem para o aumento da produção de serotonina um neurotransmissor importante para controle do humor -A dica da nossa nutri de alimentos ricos em triptofano é peixes..amendoim…ervilha.., amendoas, castanha de caju, ovo. 
3- a falta de organização contribui para atrasos esquecimentos do dia a dia e isso lhe deixará mais irritados, portanto organize seu dia na noite anterior, roupa, alimentos, rotina para que minimize as chances de irritações.
4- ELIMINE ATIVIDADES DESNECESSÁRIAS – FAÇA UMA LISTA Do que realmente é prioridade para você e o mais importante siga a lista- filhos, trabalho saúde, e deixe coisas mais insignificantes para depois e delegue funções, assim o que é mais importante terá mais chances de ser realizado.
5- Respiração diafragmática- respirações profundas, levando o ar para a região abdominal, segura por alguns segundos e expira lentamente soltando o ar pela boca- estudos comprovam que alem do relaxamento promovido por este tipo de respiração a maior eliminação de co2 faz com que haja a regulação do ph do plasmático que em indivíduos estressados apresenta-se desequilibrado.
A vida é como você a enxerga, a vida muda conforme você muda

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CAMINHAR EMAGRECE?

Muitas pessoas utilizam a caminhada como aliada no seu processo de
emagrecimento. Porém, a evolução de forma gradual da caminhada para a corrida se
faz necessário para que o corpo continue respondendo aos novos estímulos e
ajudando na perda de peso. A transição da caminhada para a corrida deve ser feita
com cuidado e de forma gradativa.
Ai vão algumas dicas para que você evolua nos seus treinos e inicie novos desafios
com a corrida.

*Aumente o ritmo da sua caminhada e inicie trotes leves. A intensidade
não deve ser alta neste momento e os trotes deverão ser curtos. Não
queira correr desenfreadamente no seu primeiro dia. As chances de
você cansar facilmente e se desanimar são altas.
*É muito importante que sua musculatura esteja preparada para o impacto das corridas. Por isso, um bom fortalecimento muscular
garantirá melhores resultados nos seus treinos e evitará dores e lesões
musculares/articulares.
*Variar os locais de treino (esteira, rua, avenidas, etc) é uma forma de
evoluir nos treinamentos. Também é essencial variar os estímulos de
velocidade e o tempo de corrida. Isso promoverá variações e
adaptações ao seu corpo.
* Defina seu objetivo. Almejar determinadas distâncias ou até mesmo
determinado tempo para concluir seu treino, te ajudará quando bater
aquela preguiça. Quando estiver preparado, procure por provas em sua
cidade ou até mesmo fora, participe! Fará toda diferença.

O acompanhamento de um profissional de educação física é muito importante neste
momento. Ele saberá graduar suas evoluções e intensidades. E assim seu processo
de emagrecimento será um sucesso. Que tal intensificar suas caminhadas e iniciar
novos desafios?

EMAGRECER É TAMBÉM SABER DIZER NÃO!
Uma coisa que precisa aprender a dizer é NÃO, principalmente
para você que está em processo de emagrecimento. Cada NÃO dito a uma comida ou uma situação que irá te prejudicar no emagrecimento ou até mesmo para aquela pessoa que insiste em dizer: “Come, isto aqui não te fará mal”. Toda vez que conseguir dizer este não, você estar;a dizendo um SIM para o seu sonho!!

A dificuldade em dizer NÃO aos outros, vem dos nossos medos.
Temos medo em ser julgados ou até mesmo rejeitados pelas pessoas, se formos em direção contrária do que é o “normal”. Preocupados com a opinião externa, acabamos esquecendo das nossas
necessidades, dos nossos desejos e interesses. Acredito que já tenha passado por uma situação parecida com esta: Iniciou a dieta e no meio da semana aparecem com um bolo no seu serviço.

A primeira coisa que pensamos é que não podemos dizer não ao bolo, pois foi
levado com carinho ou que você será a única pessoa que não vai comer, então come para ser “aceito” naquele ambiente e não ser motivo de brincadeiras. E isso deve acontecer em outras áreas da
nossa vida também. Ficamos sobrecarregados, esgotados, mas não sabemos dizer NÃO.
Por isso, comece a mudança dentro de você. Você tem todo o direito de dizer NÃO. No começo vai ser difícil mas é uma questão de hábito. Mude sua forma de pensar e agir. Diga o SIM só quando você
quiser e isso te trará autoconfiança e valorização do seu esforço.
Segundo Steve Jobs: “Ter foco é dizer não.” Persista em você!

4 dicas para manter o FOCO no emagrecimento!

A obesidade e a gordura visceral estão ligadas diretamente a um risco aumentado de diversas doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial, níveis elevados de colesterol no sangue, entre outros.

A perda de peso corporal causa grandes mudanças nas condições de saúde do indivíduo. Além da melhora do humor, aumentado da autoestima e da motivação. Por isso, se manter firme no seu objetivo é muito importante. Ai vai algumas dicas para te ajudar neste processo:

1. Você está neste processo por VOCÊ. Muitas pessoas acabam querendo perder peso para agradar outras pessoas e isso com certeza irá refletir no seu resultado. Decida por você emagrecer e fazer esta mudança no estilo de vida. Encontre o que funciona para você.

2.Ninguém é perfeito. Todo mundo erra. Se você já falhou ou já tentou emagrecer e não conseguiu, isso não significa que você deve desistir. Não permita que uma falha nas suas escolhas influencie no processo todo. Emagrecer não significa sempre fazer as escolhas perfeitas, mas sim tentar fazer boas escolhas com maior frequência e equilíbrio. Assim também é com os exercícios físicos. Se falhar em um dia isso não significa que perdeu tudo o que conquistou até ali.

3.Não sinta FOME. Passar fome não é sinal de emagrecimento muito menos de emagrecimento saudável. Ao contrário, sentir fome provavelmente te fará comer mais nas próximas refeições e fazer escolhas de alimentos ruins para “matar” esta fome. Seja regular e não pule refeições.

4.Sua geladeira. Evite armazenar na sua geladeira ou na sua despensa alimentos não saudáveis, como doces, chips, salgadinhos, etc. Tenha opções saudáveis e práticas dentro da sua casa para que não caia na tentação. Opções como queijos, frutas, castanhas, são super bacanas para armazenar e manter sua rotina.

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